quinta-feira, 10 de julho de 2014

CUIDADOS COM A PELE DURANTE A SECA

Com duas estações bem definidas (chuvosa e seca), Brasília tem como principal característica climática castigar seus habitantes com a escassez de umidade durante o inverno. Nesse período, há uma série de cuidados a serem adotados, para que a pele sofra menos com a redução da umidade. “O corpo começará a sofrer os sintomas tradicionais da estação. A pele, como maior órgão do corpo humano, é uma das áreas mais afetadas”, afirma o dermatologista Ricardo Fenelon. 

A mistura entre alta radiação solar, baixa temperatura e umidade baixa são a combinação perfeita para os problemas de pele. Nessa época do ano, a pele fica desidratada, caracterizada por uma pele ressecada, descamativa e, em casos mais avançados pode apresentar coceiras, vermelhidão e manifestações alérgicas.

Evitar que a pele desidrate é a principal dica para esse período, pois nos casos extremos de irritabilidade e coceira da pele, algumas feridas podem aparecer, sendo a partir daí uma porta de entrada para bactérias. Nesses casos, o tratamento será mais profundo. “A água que chega à superfície da pele e a mantém hidratada, vem das camadas mais profundas, por isso, a importância de se ingerir muito líquido nesta época do ano”, ressalta Fenelon.

Veja algumas dicas para amenizar o impacto da estação na pele:

 

1-    O banho deve ser rápido. Um por dia é o suficiente. Para evitar o ressecamento da pele, a temperatura da água deve oscilar entre fria e morna.

2-    Os sabonetes contribuem para o ressecamento da pele. Por mais que as propagandas divulguem, nenhum deles é “neutro”. Por isso, seu uso deve ser retrito aos pés, axilas e genitais.

3-    Ainda no banho, evite esfregar o corpo. Dispense o uso de buchas ou outros materiais que provoquem atrito com a pele. Esse atrito remove a chamada emulsão epicutânea – um hidratante natural produzido pelo próprio corpo.

4-    Após o banho, aplique hidratantes em todo o corpo. Se não houver acesso a produtos industrializados, óleo de amêndoa, glicerina ou vaselina surtem os mesmos resultados.

5-    Use hidratantes que sejam associados a filtro solar.

6-    Os idosos devem passar hidratante várias vezes ao dia. Com a idade, as glândulas diminuem a secreção natural, tornando a pele mais ressecada. O ressecamento acentua coceiras, vermelhidão e descamações. 

7-    Para os lábios, a hidratação contínua também é necessária. Evita ressecamento e rachaduras. Vale aplicar manteiga de cacau, vaselina, batons, pomadas indicadas para os lábios ou protetores labiais.

8-    Importante: ingerir bastante líquido. A hidratação da pele começa de dentro para fora, feita pelo próprio organismo, enviando água às células, das camadas mais profundas às mais superficiais da pele.

9-    Atenção: a pele ressecada coça. É uma conseqüência natural. O uso contínuo de hidratante pode evitar esse sintoma. 


DERMATOLOGISTA RICARDO FENELON

Perfil do Médico

Dermatologista com mais de vinte anos de atuação, o Dr. Ricardo Fenelon é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Academia Americana de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia. É também um dos fundadores e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina, no Centro-Oeste, além de integrar outras instituições médico-científicas. Ele também é coordenador do Centro de Dermatologia e Laser de Brasília, um instituto que reúne todos os equipamentos disponíveis para laser em dermatologia.


CLÍNICA DE DERMATOLOGIA DR. RICARDO FENELON

Dermatologia - Cosmiatria - Laser

SCN, Shopping Liberty Mall, Torre B, Cj. 1212

Brasília – DF

Tel.: (61) 3326.2213

clinica@ricardofenelon.com.br

www.ricardofenelon.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário